sábado, 1 de agosto de 2009

RESULTADOS
















No mês de maio os jovens do Projovem Adolescentes de Barras sob a orientação de técnicos do CRAS, orientadores e facilitadores do referido programa realizaram uma pesquisa no nosso município que abordou diversas questões sob a juventude barrense: o perfil do jovem de Barras, aspectos familiares e sócio-econômicos, problemas enfrentados e suas perspectivas quanto ao mercado de trabalho, sonhos, entre outras questões.
Foram entrevistados jovens entre 15 a 24 anos sendo que os questionários foram aplicados na zona urbana e zona rural da cidade. A pesquisa acima citada marcou a finalização do Percurso IV do Ciclo I do Projovem Adolescente, compondo uma das recomendações do Coletivo Questionador.
A proposta principal da atividade é que algumas problemáticas vivenciadas pela juventude no município sejam alvo de futuras intervenções dos próprios jovens através de projetos elaborados por estes ressaltando – se que os jovens também serão estimulados a apresentarem demandas ao poder público local, estadual e federal para solucionar as questões que exigem a intervenção pública.
Todo esse processo será trabalhado no Ciclo II to Projovem Adolescente que tem como eixo estruturante a participação cidadã, visando – se estimular e possibilitar o protagonismo juvenil do jovem barrense em sua comunidade e na cidade como um todo.
E como incentivo para a realização da pesquisa o Programa Projovem Adolescente realizou no dia 24/07/2009 uma aula passeio para o Parque Nacional de Sete Cidades com os jovens participantes do programa e também comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia (05/junho) bastante trabalhado no Projovem.
Portanto, no tocante aos resultados da pesquisa, estes mesmos serão divulgados em nossa próxima edição, pois encontram - se em fase de conclusão. Mas segundo alguns dados um grande número de jovens revelaram – se insatisfeitos no que diz respeito ao mercado de trabalho, problema este enfrentado em todo o nosso país.