sábado, 26 de março de 2011

PROJOVEM ADOLESCENTE E FAMILIAS DOS PARTICIPANTES



O Programa Projovem Adolescente desenvolvido no município de Barras – PI continua dando exemplo, agora volta a fazer junto às famílias dos jovens participantes, um trabalho de trazer os responsáveis pelos adolescentes para dentro do Centro de Referência da Juventude, onde é desenvolvido o PJA.
“Estamos dando continuidade, junto às Técnicas de Referencias que acompanham o Projovem Adolescente, este trabalho junto com as Famílias, pois, na atualidade percebemos que a necessidade dos programas sociais estarem em perfeita sintonia com a família”. Frisa a Coordenação PJA.
O Centro da Juventude é uma instituição que complementa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de nossos filhos.
“O Projovem Adolescente, a escola não deveriam e nem deve viver sem a família e nem a família deveria viver sem os mesmos. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade. Um ponto que faz a maior diferença nos resultados da educação no Projovem e nas escolas é a proximidade dos pais no esforço diário dos professores e dos orientadores sociais e facilitadores”. Frisa a Coordenação PJA.
Este trabalho busca melhorias para o Projovem Adolescente, e este ano o calendário do programa mencionado esta repleto de atividades.
Fotos com alguns pais de participantes em reunião nos dias 24 e 26/03 no Assentamento Passa – tudo e no Centro da Juventude, a meta até maio é reunir todas as famílias e aumentar o vinculo projovem adolescente/ família.





quarta-feira, 23 de março de 2011

II Fórum dos Alcoólicos Anônimos A.A. em Barras / PI

Foi realizado hoje 23/03 no Hawai Club, o 2º Fórum do A.A em nosso município. Estiveram no evento além dos participantes do Projovem Adolescente e membros dos Grupos: Marathaoan e Independentes, irmandades do AA em nosso município, o Delegado de Policia, Sr. Humberto Macola e a Promotora Maria do Amparo, na ocasião foi muito discutido assuntos que acontecem em nosso dia a dia como a questão de menores estarem ingerindo álcool e conduzindo veículos automotores, pedofilia dentre outros, para os organizadores o evento foi muito positivo.


22 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DA ÁGUA

No DIA MUNDIAL DA ÁGUA, os participantes do Projovem Adolescente foram conhecer a Estação de Tratamento de Água de Barras - ETA. Lá aprendemos como é realizado o processo de tratamento até o momento da distribuição deste liquido precioso. 

História do Dia Mundial da Água 
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.